Pular para o conteúdo principal

O Computador

 Computador

Os computadores que usamos em casa ou no trabalho se dividem em dois tipos:

    - Computadores de mesa, conhecidos também como desktops.

    - Notebooks também chamados de laptops.

Os desktops se subdividem em dois tipos:

Computador do tipo torre

Ele possui o gabinete separado do monitor. O gabinete é o espaço onde estão alojados os componentes necessários para o funcionamento do computador: memórias, placas, processador, cabos, dentre outros.

Computadores All in One (tudo em um)

    A primeira vista este modelo de desktop parece um monitor apenas, não é? Mas não se engane, ele possui o gabinete, ou seja, memórias, placas, processador, cabos, dentre outros componentes, todos acoplados na parte de trás do monitor, o que torna o All in One um modelo de desktop mais prático e fácil de acomodar.


    

Notebooks

    São computadores muito versáteis, leves e podem ser transportados com facilidade. É
uma ótima opção para quem quer levar o computador para escola ou mesmo para o trabalho.
Nele, o teclado, a tela (monitor) e os componentes estão todos acoplados formando uma peça única.


    
Seja um desktop ou notebook, um computador é composto por duas partes básicas: softwares , que são as partes lógicas, isto é, programas, aplicativos e sistemas operacionais, e hardwares , que são as partes físicas e que muitas vezes podem ser manuseadas pelos usuários. A seguir, vamos conhecer melhor essas duas partes.


Gabinete 

    É o espaço onde estão alojados os componentes necessários para o funcionamento do computador. Memórias, placas, processador, cabos, dentre outros componentes compõem o gabinete. Costumamos dizer que o gabinete é o próprio computador.


Mouse

    É um dispositivo bastante simples, porém de muita importância. Com o mouse o usuário manuseia o cursor (seta que aparece na tela do computador) para selecionar os objetos desejados, abrir arquivos (com duplo clique), copiar e colar textos, selecionar pastas, figuras, imagens, etc. O mouse é composto normalmente por 2 botões: um esquerdo e um direito e, ao meio, uma rodinha (scroll). Mas qual a função deles?

Botão esquerdo: O botão esquerdo é usado normalmente para
selecionar, abrir arquivos, arrastar, marcar, posicionar o cursor, entre outras funções. Isto vai depender de qual ferramenta você está usando no computador.


Botão direito: O botão direito do mouse é usado, em geral, para
acessar propriedades da ferramenta, ver opções de ajustes, acessar submenu com informações de edição (copiar, colar e recortar). Portanto este botão assume várias funções dependendo do momento e do local em que é acionado.


Rodinha (scroll): Tem a função de movimentar o cursor
rapidamente na tela, seguindo o movimento que é feito com ela. Girá-la, por exemplo, na sua direção, fará com que o conteúdo da tela se movimente para cima (seja em um texto ou página web).

Teclado

    É o periférico em que se encontram os principais comandos para operar um
computador. É pelo teclado que os textos são digitados. Ele está dividido em cinco
partes:



A) Teclado alfanumérico: com letras e números como em uma máquina de
escrever;

B) Teclado numérico: como em uma calculadora.

C) Teclas de controle: são teclas que (F1, Home, Alt e Shift, Insert, Delete, Page
Up, Page Down, por exemplo), usadas isoladamente ou em conjunto com outras,
executam funções específicas.

D) Teclas de direção: essas teclas possuem setas indicando o sentido de direção
do cursor.

E) Teclas de função: realizam funções específicas, que mudam de acordo com o
programa ou sistema operacional utilizado. Elas também podem ser ativadas em
conjunto com outras teclas.












Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia na Educação: como ela pode favorecer a aprendizagem?

  Recursos tecnológicos devem ser usados com intencionalidade pedagógica e de forma significativa para promover a criação e a experimentação dos alunos À primeira vista, os números sobre tecnologia no ambiente escolar impressionam: segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, 88,1% dos estudantes brasileiros têm acesso à internet e 81% das escolas públicas do país possuem laboratórios de informática.  No entanto, um olhar mais atento revela um problema muito mais profundo: na Educação Básica, enquanto 4,1 milhões de estudantes da rede pública não têm acesso à conectividade, apenas 174 mil alunos do setor privado não possuem conexão à rede. A desigualdade não para por aí, evidenciado-se também quando o recorte é geográfico. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual de alunos de escolas públicas que utilizam a internet cai para 68,4% e 77%, respectivamente. Apesar dos...